Inscrições abertas para o XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná 18/09/2024 - 11:57

Estão abertas as inscrições para o XXIII Vestibular dos Povos Indígenas, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro 2024 . O vestibular é destinado a estudantes das comunidades indígenas do estado, oferecendo uma oportunidade de ingresso nas universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O processo seletivo contará com mais de 500 cursos disponíveis em bacharelado, licenciatura e tecnologia, distribuídos entre as sete universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unespar, UENP e Unicentro) e a UFPR. Ao todo, serão disponibilizadas 52 vagas, sendo seis para cada universidade estadual e 10 para a UFPR.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 6 de novembro de 2024 através do portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL. Alternativamente, os candidatos podem optar pelo preenchimento impresso da inscrição, que deverá ser feito diretamente em uma das universidades participantes. Além disso, equipes das instituições visitarão as comunidades indígenas para auxiliar na inscrição dos estudantes que enfrentam dificuldades para enviar a documentação eletronicamente.
O vestibular será conduzido pela equipe da Cops da UEL, que ficará responsável pela organização das inscrições, preparação e aplicação das provas, bem como pela logística do evento. As provas acontecerão em oito municípios: Curitiba, Cornélio Procópio, Tamarana, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Santa Helena e Ortigueira.
O primeiro dia de provas será dedicado ao exame oral de Língua Portuguesa. No segundo dia, os candidatos enfrentarão uma prova de conhecimentos gerais, abrangendo Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, além de redação, interpretação de texto e uma língua estrangeira, podendo escolher entre Inglês, Espanhol, Guarani ou Kaingang.
Os resultados do vestibular serão divulgados no dia 18 de abril no portal da Cops. Esta iniciativa é garantida pelas Leis Estaduais nº 13.134/2001 e nº 14.995/2006, que asseguram vagas suplementares para estudantes indígenas nas universidades públicas do Paraná.
Para mais informações sobre o vestibular e a inscrição, os interessados devem acessar o portal da Cops da UEL ou procurar uma das universidades participantes.

Últimas Notícias