Mediação de conflitos fundiários é pauta de reunião estratégica na Casa Civil 19/08/2025 - 08:50
A mediação de conflitos fundiários voltou a ser pauta prioritária do Governo do Paraná em reunião realizada nesta segunda-feira (18), na Casa Civil. O encontro reuniu autoridades estaduais e federais para tratar de casos críticos de regularização fundiária urbana e rural no Estado.
Participaram da reunião o superintendente de Relações Institucionais, Renato Adur, o procurador-geral do Estado, Luciano Borges, o superintendente do Patrimônio da União no Paraná (SPU/PR), Thadeu Drehmer de Mello e Silva, e a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) esteve representada pelo diretor de Gestão de Conflitos, Roland Rutyna, que teve papel central na condução e na articulação das tratativas, e pela secretária-executiva da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários, Roberta Zambenedetti.
Entre os casos debatidos, estiveram a comunidade Bubas, em Foz do Iguaçu, a retomada indígena Serrinha, em Tamarana, e a ocupação urbana Dom Helder Câmara, em Paiçandu. Cada um desses territórios representa desafios sociais, jurídicos e urbanísticos que exigem soluções negociadas e integradas.
De acordo com Roland Rutyna, o papel da SUDIS é justamente construir pontes entre comunidades, órgãos do Estado e instituições federais, criando condições para que os conflitos sejam solucionados de forma pacífica e sustentável.
“Nosso trabalho é assegurar que o diálogo prevaleça, respeitando os direitos das famílias e a legislação vigente. O governador Ratinho Junior tem nos orientado a buscar sempre o caminho da mediação, como instrumento de pacificação social”, destacou Roland.
As reuniões devem ter continuidade nas próximas semanas, aprofundando a busca por soluções conjuntas e pacíficas, que garantam segurança jurídica e dignidade às famílias envolvidas.