Mediação e Diálogo: Sudis atua em Conflito Fundiário em Guarapuava 11/04/2025 - 15:25
A Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis), do Governo do Paraná, por meio do diretor de Gestão de Conflitos Roland Rutyna e dos assessores Acir Ribeiro de Queiroz e Elio de Andrade, realizou uma visita técnica a uma área de conflito fundiário urbano no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A comunidade já havia recebido uma visita da Comissão de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e aguarda agora a realização da primeira audiência de conciliação, que marcará o início das tratativas para a regularização das áreas ocupadas pelas famílias residentes.
Ainda em Entre Rios, a equipe da Sudis promoveu uma reunião com dirigentes da Associação Quilombola Paiol de Telha. Durante o encontro, Roland Rutyna destacou os avanços obtidos pelos povos tradicionais ao longo da gestão do governador Ratinho Junior. Ele também apresentou a proposta do Orçamento Participativo voltado aos povos originários do Paraná, que será lançado nos próximos dias pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) em conjunto com a Sudis.
A iniciativa permitirá que as comunidades tradicionais indiquem suas prioridades para a elaboração do orçamento estadual de 2026. As demandas apresentadas serão analisadas por uma comissão composta por representantes dos conselhos das comunidades, e posteriormente integradas ao processo de formulação do orçamento, que será debatido e aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná.