Mesa Estadual Quilombola é inaugurada com participação de diversas autoridades e entidades 18/06/2024 - 15:34

Na última segunda-feira (17/6), Gustavo Mussi, Assessor da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social e Presidente do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, participou da inauguração da Mesa Estadual Quilombola. Esta instância de governança participativa reúne entidades da sociedade civil organizada, entes federativos, Ministério Público, universidades e outras instituições, com o objetivo de discutir o progresso dos processos de reconhecimento de Territórios Quilombolas.

O evento foi destacado pelo superintendente regional do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes, que ressaltou a importância dessa iniciativa para reparar uma dívida histórica com os quilombolas no país.

A cerimônia contou com a presença dos parlamentares Carol Dartora e Tadeu Veneri (deputados federais) e Goura (deputado estadual), além de autoridades como a superintendente federal do Desenvolvimento Agrário, Leila Aubrift Klenk, representantes do Ministério da Igualdade Racial, o procurador de justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) Olympio Sotto Maior Neto, o procurador federal do Incra (AGU) Daniel Felipe Alvarenga, e representantes de entidades como Darci Frigo e Kathleen Tie Scalassara da Terra de Direitos, entre outros envolvidos na causa quilombola no Paraná.

Durante o evento, o Ministério da Igualdade Racial participou remotamente, apresentando a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ). A equipe do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/PR detalhou suas atividades de planejamento e informou sobre os pedidos de certificação na Fundação Palmares. Foram também discutidos os processos pendentes de decretação de comunidades quilombolas no estado.

Gustavo Mussi enfatizou que o Incra Paraná irá iniciar um grande projeto de identificação de áreas quilombolas. "A criação da Mesa Quilombola demonstra a boa prática de escuta e gestão compartilhada com as comunidades, que são as principais interessadas nas políticas públicas voltadas para seus direitos", completou Mussi.

Últimas Notícias