Prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, recebe comitiva do Governo do Estado 06/06/2024 - 09:08

O Prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, recebeu uma comitiva do Governo do Estado para discutir as demandas do acampamento indígena Serrinha, localizado no município. A reunião contou com a presença do Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna, e do Diretor de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, Eduardo de Oliveira Filho. Eles foram acompanhados pelo secretário de desenvolvimento social, Renato Kasperzak.

Também participaram da reunião o Cacique Valmir Oliverio acompanhado do assessor jurídico da comunidade, Dr. Eliseu Kloster e o vereador Adilson dos Santos, conhecido como Ticão de Manoel Ribas. Diversas ações necessárias para a comunidade indígena foram discutidas, muitas das quais requerem autorização da Funai. O prefeito autorizou imediatamente o secretário de desenvolvimento social a realizar o cadastro socioeconômico das famílias, analisar a qualidade da água e preservar as minas, além de dar anuência à Copel para a instalação de energia elétrica. As demais demandas precisarão da intervenção do Incra.

Foi criado um comitê de trabalho, constituído pelo secretário Renato Kasperzak, o Cacique Valmir, a SUDIS, a SEMIPI e o Ministério Público. A Funai deverá ser incluída no comitê, que se destinará a encaminhar as demais demandas, sendo a mais emergencial a questão da educação das 147 crianças e adolescentes da comunidade.

Ainda em Pitanga, o grupo realizou uma reunião no Ministério Público com os promotores Dr. Felipe Coelho e Dra. Amanda Ribeiro, onde foram pontuadas e alinhadas as ações necessárias para o atendimento adequado às famílias indígenas.