Reuniões importantes entre representantes indígenas e órgãos governamentais marcaram a tarde de terça-feira. 27/06/2024 - 11:13
Na tarde desta terça-feria (26/6), a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social ajudou na articulação de reuniões entre representantes do Conselho de Povos Indígenas e órgãos governamentais. A primeira reunião ocorreu na Secretaria de Estado da Educação (SEED), o grupo foi recepcionado por Lourival de Araujo Filho, Coordenador de Diversidade e Direitos Humanos, o objetivo do encontro foi entender e encaminhar as demandas apresentadas anteriormente à SEED, incluindo: Acesso à internet rápida via satélite para algumas escolas, em sistema de teste. Se aprovado, o sistema será expandido para as escolas indígenas que ainda não são atendidas por fibra ótica. Expansão do programa Escola Mais Bonita para as escolas não contempladas em 2024, visando reformas emergenciais. Avaliação da possibilidade de inclusão de representantes indígenas em alguns Núcleos de Educação.Inclusão de um representante indígena no comitê encarregado de debater a reforma da Lei Complementar 123, de 09 de setembro de 2008, que regulamenta os cargos de Agente Educacional I e II.
A Seed informou que todas as demandas estão seguindo os trâmites legais dentro do Estado e adiantou que o pleito mais avançado é o do programa Escola Mais Bonita, que deve contemplar a região ainda em 2024.
O próximo compromisso da comitiva foi na Secretaria da Segurança Pública do Paraná, onde o tema foi o projeto de prevenção de atropelamentos e acidentes de trânsito na Terra Indígena do Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras. O projeto foi apresentado pelo sargento José Vilmar Munhoz, com depoimentos de lideranças indígenas presentes na apresentação, todos acompanhados pelo cacique Angelo Rufino.
Acompanharam as reuniões o Superintendente Roland Rutyna e os assessores Gustavo Mussi e Elio Andrade, além dos representantes da Terra Indígena do Rio das Cobras e membros do Conselho Estadual de Povos Indígenas: o cacique Miguel Alves, Angelo Rufino e o cacique Everton Lourenço - Lalau.