SUDIS Participa de Rede Estadual de Ajuda Humanitária idealizada pela SGAS 23/05/2024 - 18:13
Nesta quinta-feira, 23 de maio, o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna, juntamente com os assessores Timoteo Campos e Rodriano de Souza, recebeu as assessoras técnicas da Superintendência Geral de Ação Solidária, Andréia Oliveira, Juliana Silva e Fernanda Adams.
A reunião teve como pauta principal a criação da Rede Estadual de Ajuda Humanitária, que visa proporcionar assistência emergencial e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade após crises humanitárias, como eventos climáticos severos (chuvas ou secas). O Paraná é pioneiro no país ao instituir uma rede de ajuda que poderá ser estendida a todo o Brasil. O texto do projeto será tramitado em regime de urgência na ALEP.
De acordo com a proposta, a Rede Estadual de Ajuda Humanitária promoverá ações de resposta rápida e de caráter humanitário tanto no Paraná quanto em outros estados da Federação, como ocorreu na recente crise no Rio Grande do Sul. A rede facilitará a execução de ações sociais, incluindo campanhas de arrecadação e a criação de mecanismos para doações, com a participação de organizações da sociedade civil.
A rede contará com uma comissão permanente composta por membros da Superintendência Geral de Ação Solidária, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, e Secretaria da Justiça e Cidadania. Os recursos para as ações emergenciais serão geridos pelo órgão que propor a medida, garantindo ampla transparência na sua utilização.
A SUDIS contribuirá para a rede facilitando o contato do Estado com a sociedade civil organizada e com os povos e comunidades tradicionais do estado. Nos próximos dias, a SGAS enviará um calendário de reuniões para ouvir todos os segmentos e organizar os próximos eventos da Rede Estadual de Ação Solidária.