SUDIS - Participa de audiência Publica na UEM Universidade Estadual de Maringá. 05/12/2019 - 11:16
Nesta ultima terça feira, 03/12 o Superintendente de Dialogo e Interação Social do Estado do Paraná Mauro Rockenbach, participou de audiência pública, na UEM - Universidade Estadual de Maringá. o intuito da reunião foi de aumentar o diálogo e a participação popular na construção de políticas publicas no Estado do Paraná. Rockenbach deu inicio a sua fala enaltecendo a realização do evento em uma universidade estadual, que para ele é um espaço plural e democrático, que possibilita o surgimento de grandes ideias, o superintendente prosseguiu sua fala apresentando a SUDIS, que é um órgão ligado diretamente ao gabinete do governador, e tem a função de ampliar e promover o diálogo do Governo com a sociedade civil organizada, ela foi criada no começo da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e tem um modelo inédito no país, aproximando o Estado da população. “Nós somos os interlocutores, a porta de entrada das entidades civis, dos movimentos sociais, das Ongs, dos coletivos com o Governo do Paraná”, completou.
o superintendente também falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pela SUDIS, dentre eles temos o programa Diálogos Paraná Itinerante, que trata-se da criação do primeiro censo social da história do Paraná. “Queremos conhecer estas entidades; quantas são; em quais áreas atuam; quantas pessoas comportam e quais são os seus objetivos. Com estes dados vamos montar o Banco de Indicadores Sociais (BIS) que servirá de ferramenta de trabalho para o Governo, para os deputados e que servirá também para a elaboração de políticas públicas”, também temos um projeto que prevê um método de produção de moradias através do sistema de autogestão. “É uma forma de parceria pública com as entidades do movimento social que atuam e labutam pela moradia, este projeto tem como objetivo a diminuição do déficit de moradia que o Paraná enfrenta.
Outra conquista importante foi a Criação do 1º Fundo Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Brasil que conta com o aporte inicial de 2 milhões de reais, que auxiliarão na formação de concelhos municipais de igualdade racial, e também para financiar projetos ligados diretamente a questões raciais e de povos tradicionais de matriz africana.
Após a apresentação do Superintendente foi aberta a palavra para os participantes que pertenciam a diversas áreas ligadas a movimentos sociais dentre elas: associações de bairros, de populações negra e indígena, entidades voltadas a promoção do esporte e educação, representantes religiosos, e de apoio a imigrantes e refugiados e em defesa das moradias populares. Todos que falaram, trouxeram suas reivindicações e questionamentos que foram discutidas de forma democrática. Mauro finalizou o evento dizendo que é muito importante a participação popular nestas discussões mesmo quando as partes possuem posições diferentes pois o dialogo é a melhor maneira de proceder quando falamos da construção de políticas públicas