SUDIS acompanha TRF4 em visita técnica ao acampamento Fernando de Lara, em Quedas do Iguaçu 08/12/2025 - 14:39
Nesta sexta-feira (05), o diretor de Conflitos Fundiários da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), Roland Rutyna, acompanhou os juízes federais Dr. José Carlos Fabri e Dr. Bruno Henrique Silva Santos, membros da Comissão de Soluções Fundiárias do TRF4, em uma visita técnica ao acampamento Fernando de Lara, do MST, no município de Quedas do Iguaçu.
A agenda contou com a participação de Josiane Aparecida Grossklaus (INCRA), do vereador Claudelei Torrente Lima, do advogado do proprietário da área, Oscar Silvério, do advogado das famílias Dr. Camilo da Silva e do representante da Prefeitura de Quedas do Iguaçu, Elizandro Martelli.
Durante a visita, foram realizadas inspeções nas áreas e reuniões com as famílias que ocupam o local.
A condução dos trabalhos está sob responsabilidade dos juízes federais Dr. Bruno Henrique Silva Santos, de Londrina, e Dr. José Carlos Fabri, de Campo Mourão, ambos integrantes da CSF do TRF4. Após as visitas e diálogos com as famílias, será elaborado um relatório reunindo todas as informações coletadas nas áreas ocupadas.
O Diretor de conflitos Roland Rutyna, destacou a importância deste diálogo com os proprietários e as famílias acampadas; “Este é o trabalho da SUDIS, que foi criada pelo governador Ratinho Jr, para que possamos debater entre as partes com diálogo para chegarmos a uma decisão que atenda as partes no processo”.
Para fechar a semana, Roland realizou visita em assentamento irregular na área urbana do Município, na comunidade denominada de Acampamento Iagoda, onde vivem em situação irregular e de vulnerabilidade aproximadamente 300 famílias. Roland foi acompanhado por Adelar Abelardo, ativista social e coordenador da FNL no município.










