SUDIS apoia fundação da Associação Geral Quilombola do Varzeão em Doutor Ulysses 25/09/2025 - 11:13

A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do Governo do Paraná, desempenhou papel central na fundação da Associação Remanescente Quilombola Arroio Claro, formalizada nesta quarta-feira (24/9), no município de Doutor Ulysses. A assembleia de criação da nova entidade foi coordenada pelo diretor de Gestão de Conflitos Fundiários da SUDIS, Roland Rutyna, que conduziu todo o processo de forma democrática e transparente, garantindo legitimidade e unidade às comunidades quilombolas da região.

A iniciativa marca um avanço histórico para as famílias quilombolas do Varzeão, que agora passam a contar com uma entidade única para representar as quatro associações locais já existentes: Pocinhos, João Alves, Gramadinho e Varzeão.

A assembleia de fundação ocorreu na comunidade de Gramadinho e reuniu lideranças locais, além de representantes de instituições parceiras.

Estiveram presentes o Dr. Olympio de Sá Sotto Maior, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOP) de Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná; a Dra. Kathleen T. Scalassara, da organização Terra de Direitos; e o Dr. David Bezerra, representante do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR).

Segundo Roland Rutyna, a fundação da Associação Geral representa um marco de fortalecimento político e social para os quilombolas do Varzeão:

“A criação desta entidade amplia a representatividade das comunidades e abre caminho para o desenvolvimento sustentável da região, além de garantir mais voz às famílias quilombolas em suas pautas e lutas históricas”, destacou o diretor da SUDIS.

O encontro foi celebrado como uma conquista coletiva. A nova associação nasce com a missão de gerir, em um futuro próximo, áreas de floresta e buscar parcerias institucionais que contribuam para a preservação ambiental, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades.