SUDIS articula com MST e INCRA a regularização de áreas para assentamentos 07/05/2025 - 10:07
Nesta terça-feira (06), o Diretor de Gestão de Conflitos da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), Roland Rutyna, acompanhado das assessoras Roberta Zambenedetti e Jaqueline Semke Ranzolin, esteve no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Paraná (INCRA/PR) para uma reunião com lideranças de acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado.
O encontro contou com a participação de representantes de acampamentos dos municípios de Paula Freitas, Ipiranga e Prudentópolis, que solicitaram ao Superintendente Regional do INCRA/PR, Nilton Bezerra Guedes, avanços nos processos de aquisição de áreas e realização de vistorias em imóveis que podem ser destinados à Reforma Agrária.
Durante a reunião, tanto os ocupantes quanto os representantes do MST reiteraram a importância do Instituto na política de distribuição de terra e cobraram celeridade nos processos de assentamento das famílias acampadas. Em resposta, o Superintendente Regional afirmou que há interesse na regularização de todas as áreas em situação de conflito, seja por meio da aquisição de terras, seja pela criação de assentamentos. Explicou ainda que o trâmite é complexo e demorado, mas que o objetivo do INCRA está alinhado ao dos presentes na reunião.