SUDIS busca soluções para problemas de famílias quilombolas da região do Vale do Ribeira. 28/11/2019 - 14:59

Representantes da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) foram recebidos na tarde desta quarta feira (27/11) pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Deputado Federal Sandro Alex e pelo chefe de Gabinete José Brustolim Neto, o intuito da reunião foi pedir o apoio do Secretário para a execução de obras que ajudem a solucionar problemas de infraestrutura enfrentados, a décadas, pelas comunidades remanescentes de Quilombolas do Vale do Ribeira.

Uma das demandas mais antigas trazidas pelos representantes foi a abertura de estrada para ligação das comunidades Córrego do Franco a João Surá, que deverá beneficiar não apenas as famílias que vivem nestas comunidades mas também toda região. Denilton Laurindo (Prof. Denis), responsável pelas pastas de povos tradicionais e igualdade racial da SUDIS, visitou a região e trouxe relatos de que a situação é bastante grave, pois as famílias dependem da abertura desta estrada para escoar sua produção agrícola, que para muitas delas é a única fonte de renda, e que a situação fica muito mais difícil quando falamos do acesso desta população a saúde e a educação, pois fica praticamente inviável transitar na região por falta desta estrutura, explicou Denis.

O Secretário da SEIL, Deputado Federal Sandro Alex, afirmou já ter conhecimento das demandas pleiteadas para aquela região e disse que o Governo do Estado do Paraná já estuda maneiras para solucionar tais problemas, sendo assim disse: "Este projeto apesar de urgente precisa ser elaborado com cautela, pois trata-se da construção de uma estrada de cerca de 60 Km e que em seu trajeto incluirá a construção de pontes e abertura de áreas de mata fechada. Para a viabilização de recursos, precisamos apresentar um projeto bem construído que aponte todos os desafios e benefícios que a obra trará.”.

O Coordenador Operacional da SUDIS, Roland Rutyna, comentou que a Superintendência de Diálogo e Interação Social está a disposição da SEIL para ajudar na elaboração de tal projeto, e também para a busca de recursos para sua execução. O Coordenador também salientou que o Governo do Estado do Paraná busca a construção de um GT para a realização de estudos, estratégias e propostas que envolvem as questões das comunidades tradicionais do Estado do Paraná para solucionar estas e outras demandas existentes. O Grupo SERA formado por representastes da Governadoria – GOV, da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS, da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes – SEPL, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL, da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento – SEAB, da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família – SEJUF, da Secretaria de Estado da Comunicação e Cultura – SECC, da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, da Copel, da Sanepar e do Fomento Paraná.

Últimas Notícias