SUDIS da arrancada para projetos de impacto na Terra Indígena de Rio das Cobras 25/06/2024 - 10:06
Na última segunda-feira, dia 24 de junho, o Superintendente Roland Rutyna recebeu líderes indígenas na SUDIS. Durante o encontro, a SUDIS reafirmou seu papel como mediadora de políticas públicas ao apoiar dois projetos de impacto na Terra Indígena de Rio das Cobras, a mais populosa do Paraná.
Um dos projetos em que estamos envolvidos visa promover a autonomia econômica dos povos originários através do cultivo comercial de cereais crioulos e não transgênicos.
Além disso, a SUDIS está promovendo a retomada do Projeto Ponto Paraná, inspirado no modelo utilizado na província-irmã do Paraná, Hyogo, no Japão. Este projeto visa estabelecer pontos turísticos de apoio aos viajantes ao longo das rodovias. A localização estratégica da Terra de Rio das Cobras, entre Curitiba e Foz do Iguaçu, aliada à diversidade de produtos e cultura local, justifica plenamente a implantação desse modelo.
Ambos os projetos estão em fase inicial e contam com total apoio da Superintendência para sua concretização.
Estiveram presentes no encontro na SUDIS: Gustavo Mussi, presidente do Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais; Miguel Alves, vice-presidente do Conselho dos Povos Indígenas; Angelo Rufino, cacique da Terra Indígena Rio das Cobras; Neoli Kafy Rygue Olibio, Secretário Municipal Indígena de Nova Laranjeiras; e Adair Rodrigues.