SUDIS discute orçamento participativo para povos e comunidades tradicionais 02/04/2025 - 15:53
Nesta quarta-feira (02), a Superintendencia Geral de Diálogo e Interação Social ( sudis) representado pelo diretor de gestão de conflitos, Roland Rutyna, acompanhado do assessor Rodriano de Souza e do presidente do Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, Gustavo Mussi, realizou uma reunião com a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
A pauta do encontro abordou temas relacionados ao diálogo e à interação social com a sociedade civil. Também foram discutidas questões fundamentais para os povos indígenas e comunidades tradicionais do estado, como o direito à educação, moradia, infraestrutura rural e fortalecimento da produção agrícola tradicional.
Durante a reunião, a SUDIS apresentou uma proposta para envolver o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI) e o Conselho dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná (CEPCT), ambos vinculados à Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), na construção da proposta orçamentária do Estado.
A iniciativa prevê a criação de um Grupo de Trabalho, composto por representantes da SEMIPI, da Secretaria do Planejamento do Governo do Estado, da Diretoria de Articulação Estratégica e Acompanhamento Fiscal da Casa Civil, da Comissão de Orçamento da ALEP, do Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais, do Conselho Estadual dos Povos Indígenas e da SUDIS. Esse grupo será responsável por analisar os documentos das últimas conferências do CEPI, realizada em 2023, e do CEPCT, realizada em 2024, para formular propostas viáveis a serem incorporadas ao orçamento estadual.
A secretária Leandre Dal Ponte elogiou a iniciativa da SUDIS e destacou a importância desse trabalho. “Precisamos receber as demandas específicas de cada região e grupo, pois cada um tem suas particularidades. Além disso, é fundamental identificar quais necessidades precisam ser atendidas com mais urgência.”
O próximo passo será a criação de um questionário online para coletar as demandas diretamente das comunidades. Esse questionário será elaborado com base nos dados das conferências realizadas pelos conselhos e cruzado com os programas já existentes no governo, buscando otimizar os recursos e atender às necessidades de forma eficaz.