SUDIS e IAT promovem diálogo institucional com representantes indígenas 23/05/2025 - 09:00
Nesta quinta-feira (22), a Superintendência de Diálogo e Interação Social (SUDIS), em parceria com a presidência do Instituto Água e Terra (IAT), recepcionou lideranças indígenas do Território de Mangueirinha para uma reunião com o intuito de ouvir as reivindicações da comunidade chefiada pelo cacique José Gabriel. O encontro foi conduzido pelo presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza, acompanhado de sua equipe, e contou com a presença do diretor de Gestão de Conflitos da SUDIS, Roland Rutyna, assessorado por sua equipe; da antropóloga da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Maria Helena Amorim; da assessoria jurídica da ENGIE Brasil; da assessoria jurídica do Território; e de representantes da Diretoria de Licenciamento e Outorga do IAT.
O cacique Gabriel iniciou a reunião agradecendo à SUDIS por seu trabalho como facilitadora do diálogo e, em seguida, apresentou às autoridades um pouco da história do Território, que foi constituído por meio do Decreto Estadual nº 64, de 2 de março de 1903, mas que, no ano de 1946, foi desapropriado, dividido e vendido para a iniciativa privada. Desde então, os indígenas travaram uma batalha judicial que só teve fim em 2018 e, durante o processo, foram instalados empreendimentos dentro do Território sem a consulta ou compensação à comunidade.
Feitas as deliberações, as lideranças indígenas tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e expressar sua desconfiança quanto aos prazos acordados entre os representantes governamentais e a ENGIE Brasil. Em vista disso, o presidente do IAT e o diretor de Gestão de Conflitos da SUDIS reafirmaram o comprometimento de todos, assegurando à comunidade que não seria esquecida, que os sessenta dias seriam necessários por conta de burocracias estatais e que, em trinta dias, a SUDIS entrará em contato — ou irá até o Território — para informar todo o progresso dos órgãos envolvidos.