SUDIS em quatro visitas técnicas da (CSF-TJPR) na região Sudoeste. 03/02/2025 - 14:53

Entre os dias 28 e 30 de janeiro, a Secretaria-Executiva da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários do Paraná (CMCF), Roberta Zambenedetti, e o assessor Guilherme Leal Brandão representaram a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) em quatro visitas técnicas da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (CSF-TJPR) nas regiões Oeste e Sudoeste, além de participarem de uma audiência de mediação presencial no Fórum da Comarca de Pitanga.
As inspeções ocorreram nos municípios de Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu, sendo conduzidas pelo Juiz de Direito Nathan Kirchner Herbst. Divididas em dois dias (28 e 29 de janeiro), as visitas contaram com a presença de representantes dos respectivos municípios, Defensoria Pública do Paraná (NUFUIRB/DPE-PR), Dr. João Victor Rozatti Longhi, Promotores de Justiça responsáveis pelos processos, servidores da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e representantes das Companhias de Habitação Popular de cada localidade — a COHAVEL, em Cascavel, e a FozHabita, em Foz do Iguaçu.
Após a conclusão das visitas técnicas, os servidores da SUDIS seguiram para o município de Pitanga, onde acompanharam uma audiência de mediação envolvendo famílias indígenas em situação de conflito. O objetivo da reunião era definir o destino das famílias que ocupavam uma escola, garantindo a desocupação antes do início do período letivo. Após mais de duas horas de discussão, sem a definição de uma solução concreta, a audiência foi suspensa e retomada no dia seguinte, de forma híbrida.
Ao final das deliberações, alguns encaminhamentos foram estabelecidos e terão início nesta segunda-feira (03), dando continuidade ao processo de mediação e buscando uma solução adequada para todas as partes envolvidas.