SUDIS fortalece articulação comunitária em território quilombola de Doutor Ulysses 24/10/2025 - 10:12

A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do Governo do Paraná, deu mais um passo importante no processo de regularização social das comunidades quilombolas do Varzeão, em Doutor Ulysses.

Nesta quinta-feira (23), o diretor de Gestão de Conflitos Fundiários da SUDIS, Roland Rutyna, esteve novamente na região para concluir as tratativas que garantirão o registro definitivo da Associação Remanescentes Quilombolas Arroio Claro.

A nova associação será presidida por Elizeu Rosa, reconhecido líder das comunidades quilombolas locais, que reune representantes das quatro associações que compõem o complexo Varzeão: Pocinhos, João Alves, Gramadinho e Varzeão. O objetivo é fortalecer a organização social e promover a gestão conjunta da área comum a ser destinada às famílias quilombolas.

De acordo com Roland Rutyna, a atuação da SUDIS busca garantir que as comunidades tradicionais tenham seus direitos assegurados e possam se desenvolver de forma sustentável. “Estamos consolidando um processo construído com diálogo e participação das lideranças, para que as comunidades quilombolas do Varzeão tenham segurança jurídica e melhores condições de vida”, destacou o diretor.

A visita reforça o compromisso da SUDIS e do Governo do Paraná, sob a liderança do governador Ratinho Junior, em promover políticas públicas baseadas no diálogo, na valorização das comunidades tradicionais e na construção de um Estado mais justo e inclusivo para todos os paranaenses.