SUDIS participa da abertura da 21ª Jornada Agroecologia 2024 04/12/2024 - 15:41

Na manhã desta quarta-feira (04), os movimentos sociais realizaram, com o apoio operacional da Superintendência de Diálogo e Interação Social (SUDIS), o ato de abertura da 21ª Jornada Agroecológica, que marcou o último encontro da Campanha Despejo Zero de 2024, no Auditório Mário Lobo, localizado no Palácio das Araucárias. A campanha, que envolve comunidades de ocupações urbanas e rurais irregulares, além de quilombolas e indígenas, foi idealizada com o objetivo de reivindicar às autoridades e órgãos competentes a garantia dos direitos humanos e o acesso à moradia.
A reunião teve como objetivo, assim como as anteriores, apresentar as demandas dos movimentos organizados e submeter requerimentos aos representantes dos entes convidados e presentes no evento. À mesa, em destaque no palco do auditório, sentaram-se: o Superintendente Geral, Roland Rutyna; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Fernando Prazeres; o Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Paraná (INCRA/PR), Nilton Bezerra Guedes; a Deputada Estadual Luciana Rafagnin; e o Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (CDHC-ALEP), Deputado Estadual Professor Lemos.
Além das reivindicações dos movimentos, detalhadas e fundamentadas em uma carta reivindicatória, foram apresentadas as demandas do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), com destaque para o pedido de que sejam assentadas imediatamente as sete mil famílias acampadas no Estado. Após a exposição das demandas, todas as pessoas sentadas à mesa tiveram a oportunidade de se manifestar, aproveitando o momento para esclarecer as tratativas em andamento para dar cumprimento aos requerimentos dos movimentos sociais.
Feitos os esclarecimentos, a reunião terminou com o compromisso de continuar avançando na garantia dos direitos humanos e sociais das comunidades, expandir a mediação dos conflitos territoriais no Paraná e buscar constantemente alternativas para soluções pacíficas das demandas de conflitos fundiários. A 21ª Jornada de Agroecologia será sediada no campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas.
 

Últimas Notícias