SUDIS participa de cerimónia em Araucária 01/07/2025 - 15:18
Nesta segunda-feira (30), a secretária-executiva da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários (CMCF), Roberta Zambenedetti, e o assessor Guilherme Leal Brandão representaram a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) numa audiência de conciliação promovida pela Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (CSF-TJPR), realizada na Câmara Municipal de Araucária.
A cerimónia assinalou o encerramento do processo judicial que visava a reintegração de posse do terreno ocupado pela Comunidade Favorita, uma ocupação irregular situada no município. O processo teve início em 2008 e, desde então, diversas tentativas de conciliação entre os proprietários e os moradores revelaram-se infrutíferas. A mediação só avançou com a intervenção da CSF-TJPR e de outros órgãos públicos, que, após visitas ao local, iniciaram sessões de diálogo com o objetivo de alcançar uma solução pacífica e consensual, assegurando o direito à habitação das famílias que ocupam os 760 lotes da comunidade.
A solenidade foi presidida pelo Ex.mo Juiz de Direito Dr. José Augusto Guterres e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Araucária, Gustavo Botogoski; do defensor público e coordenador do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas da Defensoria Pública do Paraná (NUFURB/DPE-PR), Dr. João Victor Rozatti Longhi; do promotor titular da 1.ª Promotoria de Justiça do Foro Regional de Araucária, Dr. Alexandre Ribas Paiva; do procurador-geral do município, Dr. Gelson Mezzomo; do advogado representante dos proprietários do terreno, Dr. Enio Corrêa Maranhão; e da presidente da Associação de Moradores da Comunidade Favorita, Maria da Conceição Santos da Silva, acompanhada do seu advogado, Dr. Gabriel Caiano Cavalcanti de Albuquerque.