SUDIS participa de evento em celebração ao Faxinal em Mandirituba 16/05/2025 - 14:18

Na última quinta-feira (15), o diretor de Gestão de Conflitos da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), Roland Rutyna, acompanhado pelos assessores Roberta Zambenedetti, Jaqueline Semke Ranzolin e Guilherme Leal Brandão, participou do evento "Faxinal: Conviver e Conhecer para Defender", realizado na comunidade tradicional Faxinal Campestre dos Paula, em Mandirituba. A celebração foi promovida pela Associação Brasileira de Amparo à Infância (ABAI) e ocorreu na casa do senhor Paulo Zepechouka, um dos guardiões da ancestralidade local.

O evento teve início pela manhã e reuniu crianças faxinalenses, moradores e diversas lideranças comunitárias e institucionais. Além da equipe da SUDIS, estiveram presentes o assessor jurídico da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Diekison Brian Ribeiro; representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT); do Laboratório Interdisciplinar e Intercultural de Inovações Sociais (Liiis); do Mutirão Permanente de Plantio Coletivo Contra a Fome; da Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses (APF); além do padre Dirceu Fumagalli.

Durante a abertura, os representantes presentes tiveram a palavra e destacaram a importância do apoio institucional à conservação dos povos e comunidades tradicionais do Paraná. Em seguida, foi realizado o ato de constituição e assinatura do estatuto da recém-criada Associação dos Moradores e Amigos do Faxinal Campestre dos Paula e Mato Branco, que será presidida pelo senhor Márcio do Rosário Zepechouka.

Encerrando a cerimônia, foram entregues os certificados de posse à diretoria da nova associação, concedidos pela Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (FEMOCLAM), em parceria com a SUDIS.