SUDIS participa de mediação de conflitos entre Avá-Guarani e produtores locais em reunião com diversas autoridades 12/08/2024 - 11:29

Neste último sábado (10/8), a SUDIS representou o Governo do Estado com os assessores Claudir Nowotny e Gustavo Mussi na mediação do conflito entre os Avá-Guarani de Guaíra e Terra Roxa. A diligência fez parte do Projeto de Pacificação das Relações Intercomunitárias em Conflitos Fundiários, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná. A situação é especialmente complexa, envolvendo produtores locais e a população indígena afetada por diversas ações do Estado, incluindo o alagamento de territórios pela Itaipu e impactos desde o Tratado de Madri, que encerrou as Missões Jesuítas e as cidades Guarani da região.

Para buscar uma solução pacífica e justa, estiveram presentes Dr. Fernando Prazeres, do Tribunal de Justiça do PR; Ivan Reis da Silva, prefeito de Terra Roxa; Francisco Nóbrega, do Ministério de Conflitos Indígenas; Higor Martini, coordenador do Ministério dos Direitos Humanos; Figueiredo, negociador da Polícia Federal; Diego Felitzzari, do Conselho Indigenista Missionário; Padre Carlos Souza, da Pastoral Indigenista de Foz do Iguaçu; e agentes da Polícia Federal, incluindo Vols (chefe da equipe), Eder, Elison e Wilson.

Também participaram as procuradoras federais Dra. Natália Di Santo e Dra. Danielle Curvelo; caciques indígenas Miguel, Lalau e Maximiliano; Raul Medina; lideranças femininas indígenas Paulina Martines e Hamilton Serigueli, do Conselho Estadual dos Direitos Humanos; e Tamara Cardoso André, diretora do Conselho Estadual dos Direitos Humanos.

Últimas Notícias