SUDIS participa de reunião na Casa Civil sobre demandas indígenas em Tamarana 29/08/2025 - 11:08
Nesta quinta-feira (28), o diretor de Gestão de Conflitos, Roland Rutyna, e a secretária-executiva da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários do Paraná, Roberta Zambenedetti, representaram a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) em mais uma reunião na Casa Civil do Governo do Estado para tratar do conflito indígena no município de Tamarana.
O encontro contou com a participação de representantes da Casa Civil, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR), do Instituto Água e Terra (IAT) e da Diretoria de Articulação Estratégica. Durante a reunião, os presentes foram atualizados sobre as tratativas conduzidas pelo diretor da Superintendência nos dias 25 e 26 de agosto.
Como encaminhamento, ficou definido que o Estado deverá viabilizar, em caráter emergencial, o fornecimento de água e energia elétrica à comunidade indígena, medida que dependerá da autorização do proprietário da área e do apoio da Prefeitura de Tamarana. Já as demais demandas apresentadas pela comunidade serão tratadas junto a órgãos federais competentes, como a FUNAI, a SESAI e o INCRA.