SUDIS participa de reunião no IAT, com o INCRA 02/04/2025 - 10:38

Nesta terça-feira (01), o Presidente da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários do Paraná, Roland Rutyna, e as assessoras da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) Roberta Zambenedetti e Jaqueline Semke Ranzolin foram ao Instituto Água e Terra (IAT) para discutir a Fazenda Jeca Martins, localizada em Castro, e a Fazenda São Rafael, em Antonina. Ambos são imóveis do Estado (IAT) e onde estão instalados, respectivamente, os acampamentos Padre Roque e a Comunidade Agroflorestal José Lutzemberger.
Além dos representantes da SUDIS e do Chefe de Gabinete do Instituto, sr. Amilcar Cavalcanti, estavam presentes representantes das comunidades, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), representantes do Deputado Estadual Professor Lemos e do Deputado Federal Tadeu Veneri, bem como a ilustre presença do Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Paraná (INCRA/PR), Nilton Bezerra Guedes, e da Conciliadora Agrária Dra. Josiane Grossklaus.
A discussão teve como foco a possibilidade da doação de ambas as áreas ao INCRA para fins de reforma agrária e assentamento definitivo das famílias. Sobre o acampamento de Castro, foi informado aos presentes que a transferência poderá ser realizada e não há razões para impedimento. Já o pedido de transferência ao INCRA deve ser analisada com prudência para evitar erros técnicos. 
Além dos casos mencionados, os presentes aproveitaram o momento para discutir formas de atuação no acampamento Recanto Caraguatá, localizado no município de Paula Freitas, e que é um dos casos de conflito fundiário mais complicado do Estado já que envolve várias matrículas de propriedade pública e particular. A respeito desse caso, foi destacada a dificuldade para resolução final, porém, foi esclarecido que todos os órgãos envolvidos têm interesse em encontrar uma solução pacífica que permita a permanência das famílias que já vivem no local há mais de duas décadas.

Últimas Notícias