SUDIS participa de reunião no INCRA para mediação de conflito fundiário em Guarapuava 20/10/2025 - 19:39
Nesta segunda-feira (20), a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) participou de uma reunião na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Curitiba, voltada à mediação de um conflito fundiário envolvendo famílias do assentamento Paiol de Telha, localizado em Entre Rios, no município de Guarapuava.
A SUDIS foi representada pelo diretor de Gestão de Conflitos, Roland Rutyna, pelos assessores Élio Andrade e Jaqueline Semke Ranzolin, e pela secretária-executiva da Comissão de Mediação de Conflitos Fundiários, Roberta Zambenedetti. A presença da equipe reforçou o compromisso da Superintendência em promover o diálogo e a resolução pacífica de situações que envolvem comunidades e instituições públicas.
A reunião foi organizada pela Aproserra – Associação de Produtores e Posseiros do Alto da Serra da Esperança, representada por seu presidente, Joel Marcos Gross, em apoio a uma família do assentamento que enfrenta um processo de reintegração de posse. Também participaram do encontro a advogada Gisele David, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e representantes da Comunidade Quilombola Paiol de Telha, sendo todos recepcionados pelo superintendente regional do INCRA, Nilton Bezerra Guedes.
Segundo o diretor Roland Rutyna, a atuação da SUDIS busca sempre “abrir caminhos de diálogo e construir soluções que evitem o agravamento dos conflitos, respeitando os direitos de todas as partes envolvidas”.
O encontro teve como objetivo principal aproximar as instituições e a comunidade, buscando encaminhamentos que possam solucionar de forma pacífica a situação apresentada pelos assentados, em consonância com os princípios da mediação e da promoção da convivência social que norteiam o trabalho da SUDIS.