SUDIS participa de visita técnica da CSF-TJPR à Comunidade Portelinha, em Curitiba 21/01/2026 - 19:34

Nesta terça-feira (20), a secretária-executiva da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários, Roberta Zambenedetti, e os assessores Elio Andrade e Guilherme Leal Brandão representaram a Superintendência-Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) durante a visita técnica realizada pela Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (CSF-TJPR) à Comunidade Portelinha, localizada no bairro Santa Quitéria, em Curitiba.

 

A Ocupação Portelinha recebeu esse nome em referência à comunidade retratada na novela Duas Caras, da Rede Globo. A ocupação teve início em 2007, quando cerca de 80 famílias passaram a residir em um imóvel situado entre as ruas João Scuissiato e Professor Brasílio Ovídio da Costa, próximas à Rua Rezala Simão. Segundo relatos colhidos durante a visita, o terreno encontrava-se abandonado, com vegetação alta e presença de répteis e outros animais.

 

A inspeção foi conduzida pela desembargadora Ana Claudia Finger e pela juíza Sandra Bittencourt Simões, ambas integrantes da CSF-TJPR, e contou com a presença de lideranças comunitárias, representantes e membros da Associação de Moradores e Amigos da Portelinha; do Dr. João Victor Rozatti Longhi, coordenador do Núcleo Itinerante das Questões Urbanísticas e Fundiárias da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR); do promotor de Justiça Francisco, do Ministério Público do Paraná (MPPR); e dos representantes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB-CT), Luisa Erthal de Paiva Bello e Izael Aquino da Silva.