SUDIS promove ações de combate a dengue junto as associações de Moradores em Curitiba. 14/02/2020 - 17:00
Superintendência de Diálogo e Interação Social - SUDIS realizou nesta ultima semana ações junto as associações de moradores de Curitiba e região metropolitana, que possui alto nível infestação do mosquito Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue), o intuito das reuniões foi de conscientizar e de aproximar a população ao combate ao mosquito e diminuição dos focos e criadouros.
Na Capital as ações ocorreram em diversos bairros, as equipes apresentaram aos moradores e representastes das comunidades qual é o atual panorama da dengue no Paraná, que de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o Estado atualmente vive em alerta contra uma epidemia da doença. Conforme o boletim da SESA, o Paraná tem 14.697 casos confirmados - 3.815 a mais do que na semana anterior. O aumento é de 35%. Esses números são desde o fim de julho de 2019, quando teve início o atual período epidemiológico. De acordo com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, o período de maior transmissão de dengue ainda não chegou. Segundo análise de sazonalidade, os meses de fevereiro e março são mais críticos, podendo se estender de acordo com as condições climáticas.
O Superintendente de Dialogo e Interação Social, Mauro Rockenbach, acompanhado do Vereador de Edson do Parolim estiveram presentes em reunião realizada na sede da associação de moradores do Bairro Parolim em Curitiba na noite da ultima quinta-feira (13/02), Mauro ressaltou aos presentes a importância da participação da Sociedade no combate aos focos da doença - "Trata-se de um trabalho coletivo, você limpa seu quintal mas não joga na frente da casa do vizinho e sim se junta pra fazer um mutirão, um fiscaliza o outro e também o ajuda a comunidade" disse Rockenbach. A Região do Parolim possui muitas áreas propensas a proliferação do mosquito, pois grande parte da comunidade que vive ali trabalha com materiais recicláveis, o que facilita o acúmulo de água e ajuda a aumentar o número de criadouros dos mosquitos.
O Vereador Edsom, que é um dos representantes políticos da região, pediu a participação de toda a comunidade para ajudar ao combate dos focos da doença " Você não é responsável apenas pelo seu quintal, não adianta você tirar o lixo de dentro da sua casa e não dar o destino correto, isso é uma responsabilidade de todos." Completou.
As Equipes da Superintendência também estiveram na Vila Pantanal - Curitiba, onde acompanhados de lideres comunitários visitaram diversas residências e falaram com a população. A Vila Pantanal tem aproximadamente 4,5 mil habitantes e a área é carente de obras de infraestrutura, o que se junta com a realidade de muitas famílias que vivem da coleta de materiais recicláveis, que por sua vez acumulam estes materiais próximo a suas residências, nestes casos a participação popular é muito importante para que haja um efetivo trabalho de combate aos vetores.
Roland Rutyna, coordenador SUDIS, disse que a superintendência já tem outras ações como esta na agenda, e as equipes vão percorrer também outras cidades do estado onde o índice de infestação está alto, Para Rutyna a participação das associações de moradores é impressionável para a erradicação dos focos de criadouros de larva dos mosquitos. "As equipes da SUDIS vão percorrer o estado todo conversando com lideres comunitários e conscientizando a população da importância de sua participação, esta foi uma determinação do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, e vamos todos fazer nossa parte. Finalizou