SUDIS promove agenda no Norte do Paraná para fortalecer parcerias e estruturar o Banco de Indicadores Sociais (BIS) 16/05/2025 - 16:09

Nesta semana, o superintendente da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), Mauro Rockenbach, acompanhado de seus assessores Claudir Nowotny e Racklaine Lisboa, está em visita a municípios do Norte do Paraná com uma importante missão: dialogar com prefeitos, secretários municipais e lideranças locais com o objetivo de fortalecer parcerias e promover ações de desenvolvimento social por meio de dados qualificados.

Durante a agenda, a equipe da SUDIS está apresentando o programa Diálogo Paraná, que tem como uma de suas principais iniciativas a organização de um Censo Social. Esta ação tem como objetivo mapear todas as instituições do terceiro setor que atuam em áreas sociais em todo o Estado, criando um retrato preciso das organizações que promovem inclusão, cidadania e assistência à população paranaense.

Os dados levantados serão integrados ao BIS (Banco de Indicadores Sociais), uma ferramenta estratégica que reunirá informações fundamentais para a formulação de políticas públicas mais eficazes, direcionadas e baseadas em evidências. A expectativa é de que, por meio de convênios firmados com prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos governamentais, o BIS se torne um importante recurso para a implementação de projetos sociais que atendam às reais necessidades da população.

Segundo o superintendente Mauro Rockenbach, “o Censo Social é um passo essencial para darmos visibilidade às instituições que atuam na ponta, muitas vezes com poucos recursos, mas com enorme impacto nas comunidades. Com dados em mãos, poderemos não só reconhecer esse trabalho, como também fortalecer políticas públicas mais eficazes e integradas”.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a escuta ativa da sociedade civil e com o fortalecimento de ações colaborativas entre o poder público e o terceiro setor.

Últimas Notícias