SUDIS realiza visitas e reforça diálogo na região Centro-Sul do Paraná 20/02/2026 - 09:55

A Superintendência-Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do Governo do Estado do Paraná, cumpriu nesta quarta-feira (18/02) agenda na região Centro-Sul, com reunião junto aos moradores do Acampamento Nova Canaã, no município de Catanduvas. Na ocasião, o diretor de Gestão de Conflitos da SUDIS, Roland Rutyna, apresentou um panorama atualizado sobre o andamento do processo da comunidade na Comissão de Soluções Fundiárias (CSF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

O encontro também contou com a presença de lideranças do Acampamento Nelson Mandela, do município de Xambrê, na região Noroeste do Estado, fortalecendo a troca de informações e experiências entre as comunidades acompanhadas pela Comissão.

Na quinta-feira (19/02), a agenda teve continuidade no município de Quedas do Iguaçu, onde a SUDIS acompanhou mais uma visita técnica da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR ao Acampamento Leonor Orbach. A atividade foi coordenada pelos juízes de Direito Dr. Nathan Kirchner Herbst e Dr. Marcelo Marcos Cardoso, representantes da CSF.

Além da equipe da SUDIS, participaram da visita representantes da Prefeitura Municipal, do Ministério Público e das assessorias jurídicas das partes envolvidas no processo. A reunião de encerramento contou com a presença do prefeito de Quedas do Iguaçu, Rafael Moura, que destacou a importância do diálogo institucional para a construção de soluções equilibradas.

As agendas reforçam a atuação articulada do Governo do Estado na mediação de conflitos fundiários, priorizando o diálogo entre instituições e comunidades. Sob a liderança do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a administração estadual tem buscado consolidar espaços permanentes de negociação, promovendo segurança jurídica, estabilidade social e encaminhamentos responsáveis às demandas apresentadas pelas comunidades.