SUDIS reforça diálogo e busca solução pacífica para conflito indígena em Tamarana 18/09/2025 - 10:37

Na tarde desta quarta-feira (17), a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do Governo do Paraná, deu mais um importante passo no processo de mediação do conflito envolvendo a comunidade indígena da retomada Serrinha, em Tamarana, no norte do Estado.

O encontro, conduzido pelo Diretor de Gestão de Conflitos Fundiários, Roland Rutyna, reuniu lideranças indígenas, representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Prefeitura de Tamarana. Estiveram presentes Marcos Cavalheiro (Funai), Sidney Aparecido da Silva (secretário municipal de Meio Ambiente) e Carlos Mozer (Copel).

A reunião tratou dos encaminhamentos necessários para viabilizar a desocupação pacífica da sede da Fazenda Tamarana, garantindo a transferência da comunidade para outra área dentro da própria propriedade.

O Governo do Estado tem atuado para evitar a reintegração de posse, articulando alternativas que assegurem condições básicas, como água potável e energia elétrica, para um futuro assentamento, em tratativas junto ao proprietário e seus advogados.

Ainda no mesmo dia, Roland Rutyna reuniu-se com a prefeita Luzia Suzukawa e a procuradora do município, Dra. Juliana Gouveia dos Santos Rodrigues, para repassar informações sobre os avanços nas negociações e reforçar a necessidade de construir um acordo que contemple todas as partes envolvidas.

Com atuação firme e diálogo aberto, a SUDIS tem reafirmado o compromisso do Governo Ratinho Junior em promover soluções pacíficas, sustentáveis e baseadas na escuta de todos os atores sociais, fortalecendo a cultura da mediação e do respeito aos direitos humanos.