Solução para ocupação do DCE da UFPR: Estudantes indígenas serão realocados em novo espaço 23/08/2024 - 17:30
Nesta sexta-feira (23), com o objetivo de encontrar uma solução para a situação dos estudantes indígenas que ocuparam o prédio do DCE da UFPR, ocorreu uma reunião na Reitoria.
Estiveram presentes representantes do grupo indígena, o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, e sua equipe, bem como o Promotor Olympio de Sá Sotto Maior, do Ministério Público. A SUDIS (Superintendência de Diálogo e Interação Social) foi representada presencialmente por Claudir Nowotny e Roberta Zambenedetti, enquanto seu superintendente Roland Rutyna e Gustavo Mussi participaram por videoconferência, além de outras autoridades.
O principal tema da reunião foi a desocupação do prédio, com a possibilidade de realocar o grupo, composto por cerca de 20 pessoas, para um novo local. Esse novo espaço seria uma casa anteriormente pertencente à CASLA (Casa Latino-Americana). Embora ainda restem alguns trâmites administrativos com o governo do Estado, o Sr. Gustavo Mussi, membro da equipe de negociações, afirmou que a solução está praticamente acertada, com “98%” dos detalhes já resolvidos. O imóvel será cedido pelo Estado a UFPR.
Todas as reivindicações feitas pelos indígenas estão sendo atendidas, incluindo a concessão de uma bolsa no valor de R$ 900,00, que já está sendo paga a cada aluno, inclusive àqueles de outras cidades, como Toledo, conforme relatado pelo Reitor da UFPR.
No final das negociações, os responsáveis pelos indígenas aceitaram um acordo para desocupar o local até o dia 2 de setembro, com a garantia de que a nova casa será disponibilizada para estabelecer um local adequado para os estudantes indígenas.