⸻ Sudis acompanha Comissão de Soluções Fundiárias do TJ em comunidade quilombola no Vale do Ribeira 08/08/2025 - 14:19

Nesta quinta-feira (8), a Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis), do Governo do Paraná, participou de mais uma agenda da Comissão de Soluções Fundiárias (CSF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desta vez em uma comunidade quilombola localizada no Vale do Ribeira.

 

A visita técnica foi coordenada pelo juiz de direito Dr. José Augusto Guterres, representante da CSF/TJ, e teve como foco a área em conflito na comunidade quilombola de Três Barras, no município de Doutor Ulysses. No local, uma empresa do setor madeireiro reivindica judicialmente cerca de 49 alqueires atualmente ocupados por famílias quilombolas.

 

De acordo com a Associação de Remanescentes Quilombolas de Três Barras, atualmente vivem no território 20 famílias que cultivam a terra. Outras 29 famílias aguardam a conclusão do processo de demarcação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para poderem retornar definitivamente à comunidade.

 

Além do juiz Dr. José Augusto Guterres e de Roland Rutyna, representante da Sudis, participaram da visita o Dr. João Victor Longhi, coordenador do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Fundiários e Urbanísticos (Nofurb) da Defensoria Pública do Paraná; a Dra. Josiane Grossklaus, ouvidora agrária do Incra; Gedielson Ramos, coordenador-geral da Federação Quilombola do Paraná (Fecoqui); representantes da assessoria jurídica dos proprietários; e as famílias que ocupam a área há mais de um século.