Sudis acompanha ações da Comissão de Soluções de Conflitos do TJ-PR no interior do estado 22/07/2025 - 14:54
A Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis), do Governo do Paraná, acompanhou nesta segunda-feira (21) uma audiência de conciliação presencial no Fórum da comarca de Pinhão. A sessão foi coordenada pelo desembargador Fernando Prazeres, presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a convite da juíza de direito da comarca, Dra. Natália Calegari Evangelista.
Realizada na sala do júri, a audiência contou com a presença de membros da comunidade do Faxinal dos Coutos. Durante o encontro, ficou definido que será realizada uma nova análise da situação jurídica das famílias envolvidas, conduzida pelos respetivos advogados, com apoio técnico do Dr. João Victor Longhi, coordenador do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB) da Defensoria Pública do Paraná.
Na manhã seguinte, terça-feira (22), a Comissão realizou uma visita técnica ao Acampamento Recanto da Natureza, localizado em Laranjeiras do Sul. A área, ocupada desde 1999, é hoje habitada por cerca de 20 famílias que desenvolvem atividades produtivas e relatam boa qualidade de vida.
A visita foi acompanhada pelo advogado Dr. Camilo da Silva e pela comunidade local, sendo o grupo recebido pelo coordenador do acampamento, Wilson Ferreira dos Santos. A reunião, novamente liderada pelo desembargador Fernando Prazeres, contou com a presença do defensor público Dr. João Victor Longhi, da juíza de direito de Laranjeiras do Sul, Dra. Luciana Nunes, de representante do INCRA, da Prefeitura e da Câmara Municipal, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, da assessoria jurídica das famílias, e de Roland Rutyna, diretor de Gestão de Conflitos da Sudis, que representou a Superintendência de Diálogo e Interação Social.