Sudis acompanha lançamento do Bio Favela: Investimento de R$ 24,5 Milhões para 100 Favelas no Paraná 07/08/2024 - 14:45
Nesta quarta-feira (7), a Sudis acompanhou o evento de lançamento do Bio Favela, um convênio celebrado entre a Itaipu Binacional e a Central Única das Favelas do Paraná (CUFA-PR), representada pelo Instituto Athus. O Bio Favela é uma das maiores iniciativas sociais voltadas para as favelas do Estado.
Com um investimento de R$ 24,5 milhões ao longo de 36 meses, o projeto beneficiará 100 favelas em todo o Paraná. Dentre elas, 60 estão localizadas em Curitiba e região metropolitana, enquanto as demais 40 serão distribuídas por cidades estratégicas, como Londrina, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Paranaguá.
O objetivo principal do Bio Favela é promover a valorização da vida nas comunidades, criando espaços que permitam aos moradores expressar suas experiências, questionamentos e aspirações. O projeto busca fortalecer os laços comunitários, reduzir a desigualdade e ressaltar o potencial das favelas em sua diversidade.
Entre as ações previstas, destacam-se a criação de uma Escola de Negócios da Favela, através de uma plataforma digital, e a oferta de cursos de qualificação profissional para 6 mil jovens. Além disso, o Bio Favela almeja inserir 2.100 jovens no mercado de trabalho como aprendizes, com o apoio de empresas parceiras do Programa Cria que se Cria.