Sudis conduz nova rodada de negociações e reforça papel de mediação com comunidade indígena do Território de Mangueirinha 13/08/2025 - 14:07
Nesta quarta-feira (13), a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) do Governo do Paraná, representada pelo diretor de Conflitos Roland Rutyna e em alinhamento com as diretrizes do governador Ratinho Junior, promoveu mais uma importante rodada de reuniões para avançar na mediação das demandas da comunidade indígena do Território de Mangueirinha, no Sudoeste do estado.
Reconhecida pelo compromisso em construir pontes entre comunidades e órgãos governamentais, a Sudis organizou novo encontro no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest/IAT). A reunião contou com a presença de lideranças indígenas, sob a coordenação do cacique José Carlos Gabriel, do prefeito de Mangueirinha, Leandro Dorini, do representante do IAT, Jean Helferich, do representante do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) da Defensoria Pública do Paraná, Dr. Dieikson Brian, do representante do DER, André Luiz Serio (de forma online), além de representantes do DNIT e da Defensoria Pública da União.
O debate concentrou-se principalmente nas questões relacionadas às duas rodovias que atravessam o território indígena: a PR-281 e a BR-373. Durante a reunião, o cacique José Carlos Gabriel apresentou um documento com o histórico da comunidade e reiterou o atendimento às reivindicações já protocoladas. O líder solicitou um posicionamento oficial sobre o documento até o dia 30 de agosto.
A atuação da Sudis, mais uma vez, evidenciou seu papel central na promoção do diálogo construtivo, na escuta qualificada e na busca de soluções equilibradas que considerem tanto os direitos das comunidades indígenas quanto as demandas da infraestrutura estadual.