Sudis promove avanços na mediação de conflitos urbanos e rurais 11/04/2025 - 11:14

A Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis), do Governo do Paraná, por meio do coordenador Roland Rutyna e seus assessores  Acir Ribeiro de Queiroz e Elio de Andrade, realizou uma série de atividades em Guarapuava, cumprindo uma agenda voltada à mediação de conflitos fundiários urbanos e rurais.
Com uma atuação firme e comprometida, Roland Rutyna tem se destacado na condução de ações de diálogo social e mediação de conflitos, aproximando comunidades e poder público em busca de soluções eficazes.
Foi realizada uma reunião com o presidente da Aproserra, Joel Marcos Gross, e com o assessor da entidade, Dr. Anderson de Carvalho. Na pauta, os encaminhamentos necessários para o processo de instalação de energia elétrica nas comunidades do Guará, conhecidas como Fazenda Curi.
Na área da segurança, foram feitas visitas a zonas urbanas com histórico de conflitos, com destaque para a ocupação irregular no residencial 2.000, que vem sendo monitorada pela prefeitura a fim de evitar a expansão da ocupação irregular e buscar alternativas para a regularização de parte da área.
Na tarde desta quinta-feira (10/04), foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito de Guarapuava Denilson Baitala, e da Vice-Prefeita Rosângela Virmond, com foco na regularização fundiária rural. Durante o encontro, foi amplamente debatido o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, coordenado pela desembargadora Dra. Joeci Machado Camargo.
Participaram da reunião o prefeito Denilson Baitala; a Vice-Prefeita Rosângela Virmond; a desembargadora Dra. Joeci Machado Camargo; a procuradora-geral do município de Guarapuava, Thieme Silvestri Netto; o Dr. João Victor Longhi, coordenador do Nofurb da Defensoria Pública; o chefe do IAT, Marco Antônio Silva; o secretário de Agricultura, Celso Fernando Dias de Oliveira; o secretário de Habitação, Gustavo Henrique Pedrosa; além de representantes dos cartórios do município.
O prefeito Baitala comprometeu-se a oferecer total apoio aos processos de regularização fundiária, tanto urbana quanto rural, e destacou, inclusive, o empenho da administração municipal em regularizar e garantir a instalação da energia elétrica na região rural do Guará.

Últimas Notícias