Sudis realiza visitas no Oeste do Paraná e encerra roteiro em Xambrê 30/01/2026 - 13:36
A Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis), vinculada ao Governo do Paraná, realizou nesta semana uma série de visitas técnicas no Oeste do Estado. A agenda foi conduzida pelo diretor de Gestão de Conflitos Fundiários, Roland Rutyna, com o objetivo de acompanhar situações relacionadas a disputas por terra e promover o diálogo entre as partes envolvidas.
Na manhã de quinta-feira (29/01), a equipe esteve no Quilombo Horta do Seu Zé e da Dona Laide, em Foz do Iguaçu. O território e a comunidade já são oficialmente reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares. No período da tarde, a Sudis acompanhou a Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná em uma área ocupada no município, conhecida como Ocupação Lagoa Dourada.
A visita foi coordenada pelo juiz de Direito da comarca de Cascavel, Nathan Kirchner Herbst, e contou com a presença do coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária Urbana da Defensoria Pública do Paraná (Nofurb), Dr. João Victor Longhi, além de representantes da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e da FozHabita, proprietária da área ocupada desde abril de 2025. Atualmente, cerca de 128 famílias vivem no local.
Na sexta-feira (30/01), as atividades ocorreram na área rural do município de Xambrê, onde aproximadamente 250 famílias estão acampadas desde junho de 2011. No dia 5 de janeiro, o grupo chegou a ocupar uma fazenda na região, mas deixou a área de forma pacífica. O acampamento passou a ser denominado Nelson Mandela.
Além da disputa judicial pela área ocupada, o grupo busca alternativas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O acampamento conta com o apoio da Frente Nacional Campo e Cidade (FNL), organização que reúne trabalhadores sem terra e sem teto.
De acordo com os acampados, a espera pela reforma agrária na região já dura cerca de 14 anos. Eles afirmam que permanecem mobilizados e que não pretendem aguardar passivamente por uma área onde possam produzir e garantir o sustento de suas famílias.
A atuação da Sudis integra as ações do Governo do Estado do Paraná, sob a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que acompanha situações de conflito fundiário por meio do diálogo institucional e da mediação, buscando alternativas que conciliem segurança jurídica e atenção às demandas sociais.
















