Sudis visita Pato Branco para mediar conflitos fundiários urbanos 15/04/2025 - 08:44
Nesta segunda-feira (14/4), a Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis), do Governo do Paraná, esteve em Pato Branco para uma série de atividades voltadas à mediação de conflitos fundiários urbanos. Representando a Sudis em nome do superintendente Mauro Rockenbach, o diretor de Gestão de Conflitos Roland Rutyna conduziu a agenda no município.
Durante a visita, foram feitas incursões às comunidades São Cristóvão e Alvorada, bairros que enfrentam, desde os anos 1960, problemas crônicos relacionados à regularização fundiária. Roland também participou de uma reunião com o prefeito Géri Dutra e a procuradora Dra. Ana Paula Freitag Carneiro. Na ocasião, apresentou as atribuições da Sudis e destacou seu papel estratégico no processo de regularização, além de discutir propostas e alternativas para a resolução pacífica dos conflitos nos bairros São Cristóvão, Alvorada e Jardim Floresta (Loteamento/Condomínio El Shaday).
À noite, foi realizada uma assembleia da associação de moradores que representa as comunidades envolvidas, com a presença de seus assessores jurídicos e apoiadores externos. Durante o encontro, o diretor de Gestão de Conflitos enfatizou a disposição do prefeito Géri em colaborar com o processo de forma pacífica, ressaltando que a solução depende do engajamento de todos os envolvidos especialmente dos próprios moradores, que devem atuar de forma coletiva e unificada. Segundo ele, o problema só será resolvido de forma conjunta e em paz.
A Sudis já organizou um grupo de trabalho que atuará junto a todas as partes envolvidas, em busca de alternativas políticas e jurídicas para uma solução definitiva da questão.