Sudis visita obras de moradia popular, parceria do PMCMV Entidades, Cohapar e Adecol 17/09/2025 - 11:55

Na manhã desta quarta-feira (17/9), a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do Governo do Paraná, esteve presente em mais uma etapa de acompanhamento das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, modalidade rural, no assentamento da reforma agrária Eli Vive, em Londrina, a convite da Adecol.

A visita foi acompanhada pelo diretor de Gestão de Conflitos Fundiários da SUDIS, Roland Rutyna, que reforçou o compromisso da Superintendência em apoiar iniciativas de moradia popular que valorizem a autogestão e fortaleçam comunidades organizadas.

No local, estão sendo construídas 48 moradias em sistema de autogestão, executadas pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (Adecol), habilitada pelo Ministério das Cidades para acessar recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). O investimento total é de R$ 3,6 milhões do FDS, com contrapartida de R$ 624 mil do Governo do Paraná, por meio da Cohapar. A previsão de entrega das casas é para janeiro de 2026.

A iniciativa é coordenada pela socióloga Maria Inez Gomes, da Adecol, em parceria com a Copacon – Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista, consolidando um modelo de gestão coletiva que amplia a participação social na política habitacional.

Com este trabalho, a SUDIS reafirma sua missão de promover o diálogo e a mediação social como ferramentas de transformação. A atuação conjunta do Governo do Paraná, por meio da SUDIS e da Cohapar, demonstra o compromisso em garantir dignidade, moradia de qualidade e fortalecimento das comunidades, construindo soluções concretas para o desenvolvimento fundiário e social do Estado.