Superintendente Mauro Rockenbach apresenta SUDIS à Câmara de Vereadores de Curitiba. 25/09/2019 - 20:18
O Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social do Governo do Estado do Paraná, Mauro Rockenbach, compareceu à Sessão Ordinária realizada hoje quarta-feira, 25/09, no Plenário do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba. O Convite partiu do Presidente da Casa, o Vereador Sabino Picolo (DEM) e do vereador Tico Kuzma (PROS), e teve como intermediário o representante da SUDIS, Paulinho Payacan. Na ocasião Rockenbach aproveitou para apresentar a SUDIS, implantada pelo atual Governador do Estado Ratinho Júnior como intuito de ser a porta de entrada do diálogo entre a sociedade civil organizada, do terceiro setor e das instituições dos movimentos sociais junto ao Governo do Paraná.
O Superintendente explanou sobre todas as áreas assistidas pela SUDIS e também apresentou alguns projetos que já estão em andamento. Dentre eles destacou o Diálogo Paraná, com o objetivo de, em sua primeira etapa, organizar um Censo Social que irá apontar todas as instituições do terceiro setor ligadas a áreas sociais no Estado e que servirá como base de dados para alimentar o o BIS (Banco de Indicadores Sociais) outro projeto que tem a participação da SUDIS e já está em andamento na CELEPAR. Tais dados estarão disponíveis e por meio de convênios com as prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos governamentais servirão como base para criação de importantes projetos de políticas públicas.
Também ficou incumbida a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social a gestão de conflitos fundiários, segundo Rockenbach hoje no Brasil temos uma retomada de peças que tratam de reintegração de posse e estavam a tempos paradas no judiciário, fato que no Paraná não é diferente. Para tratar deste assunto, que o Governo tem como um dos mais importantes, estamos trabalhando para a realização da 1ª Conferência Estadual de conflitos Fundiários, cujas diretrizes resultantes servirão como sugestões norteadoras a serem seguidas em casos envolvendo centenas de famílias paranaenses que vivem em conflitos fundiários.
Mauro falou também sobre a implantação de um dos mais audaciosos projetos de moradia populares em autogestão já elaborado no Brasil: “A ideia é de um projeto no estilo PPP (Parceria Pública Privada), conta com a participação de entidades da sociedade civil organizada que moldaram-se a questão da produção de moradia e buscam soluções enquanto vivemos uma readequação do programa minha casa minha vida". Para finalizar, o Superintendente reiterou que por determinação do Governador nós temos hoje uma instância onde a sociedade civil encontra diálogo e pode dar encaminhamento a seus anseios e desejos.