Vozes tradicionais ganhando espaços nas políticas públicas no Paraná 14/05/2025 - 09:16

A Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis), vinculada ao Governo do Paraná, participou nesta segunda-feira (13), da I Conferência Municipal da Igualdade Racial de Piraí do Sul. Durante o evento, o diretor de Gestão de Conflitos Roland Rutyna ministrou uma palestra sobre racismo ambiental, destacando as ações do governo Ratinho Junior em parceria com os conselhos de participação popular.
Entre as iniciativas ressaltadas por Roland estão a criação dos Conselhos dos Povos Indígenas e da Economia Solidária, a realização da Conferência dos Povos e Comunidades Tradicionais, além da reestruturação dos Conselhos da Igualdade Racial e das Cidades, fortalecendo o diálogo com segmentos historicamente pouco representadas nas políticas públicas.
Ainda na região dos Campos Gerais, a Sudis promoveu uma reunião com a comunidade quilombola da Serra do Apon, que contou com a presença da vereadora Fátima de Castro e de Juventino Rodrigues de Castro, liderança quilombola do Varzeão, em Doutor Ulysses. Na pauta, a inclusão das comunidades tradicionais na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado, com o objetivo de garantir recursos e políticas públicas voltadas a esses grupos.
Já na noite de terça-feira (14), representantes da Sudis se reuniram com trabalhadores rurais do acampamento Padre Roque, localizado na fazenda Jeca Martins — uma área pertencente ao Estado que está em processo de transferência para o Incra, com vistas à criação de um assentamento definitivo. A negociação está sendo conduzida de forma pacífica, em consonância com a diretriz do governador Ratinho Junior, que defende a promoção da paz tanto no campo quanto nas cidades.

Últimas Notícias