Vídeos
Principais ações referentes a mediação de conflitos fundiários no Paraná realizados pela Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) em 2020.
2020 foi um ano difícil devido a pandemia da Covid-19 que está afetando o mundo e no Paraná não foi diferente, entretanto o Governador Ratinho Junior não tem medido esforços juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e demais Secretarias para amenizar os impactos no Paraná.
Mauro Rockenbach, Secretário da Justiça, Família e Trabalho em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), participou da abertura da primeira live que iniciou o ciclo de debates online que ocorrerá do dia 13 a 31 de Julho de 2020 em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com o objetivo de fortalecer a reflexão sobre a importância das políticas públicas de atendimento aos direitos fundamentais da criança e do adolescente e estimular a participação da sociedade na defesa destes direitos.
Segundo Rockenbach, a divída social com as mulheres, idosos e com as crianças é muito grande e que prover segurança, cidadania e inclusão social a aqueles que mais precisam é um enorme desafio a todos e que a sociedade tem que entender que precisa cumprir o seu papel e começar a pensar nas crianças e adolescentes negros, índios, ciganos, filhos de faxinalenses, de pescadores e que elas não tem diferenças alguma das outras crianças das cidades dos centros urbanos e que o maior patrimônio que podemos dar a elas é a cidadania, o conjunto de direitos civis. -
Superintendente fala aos Povos Tradicionais do Paraná.
O Superintendente Mauro Rockenbach pede para que os Líderes Comunitários do Paraná sigam as recomendações do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde a fim de ajudar no combate ao coronavírus nas Comunidades.
Superintendente fala aos Lideres Comunitários do Paraná.
O Superintendente Mauro Rockenbach pede para que os Líderes Comunitários do Paraná sigam as recomendações do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde a fim de ajudar no combate ao coranavírus nas Comunidades.
O Superintendente Mauro Rockenbach pede para que a Comunidade Indigena do Paraná sigam as recomendações do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde a fim de evitar o coranavírus nas aldeias.
A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis), continua o atendimento aos povos e comunidades tradicionais do estado do Paraná durante a pandemia do coranavírus e nesta semana aconteceram importantes articulações por parte do governo para o atendimento emergencial a estas famílias devido a grave crise sanitária que o mundo todo enfrenta neste momento.
O Presidente do GT de Povos e Comunidades Tradicionais, Denilton Laurindo, que também é Assessor Técnico da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), participou de reuniões com o Secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. Na ocasião o Secretário afirmou que as demandas recebidas do Conselho de povos tradicionais e do GT de povos e comunidades tradicionais, estão sendo tratadas de forma emergencial e com prioridade seguindo as recomendações do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Já em reunião com a coordenadoria da Defesa Civil, Major Mello, teve como objetivo de organizar apoio logístico para que estas demandas emergenciais das famílias sejam atendidas o mais rápido possível.
A Organização e distribuição desta ajuda está sendo articulada em conjunto com o Conselho de povos e comunidades tradicionais que vem elaborando um formulário de cadastro das famílias que se encontram em vulnerabilidade.
SUDIS promove ato de assinatura de acordos de cooperação entre CASLA e Órgãos Estaduais
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (20/11) no Palácio Iguaçu ato para assinatura de acordos de cooperação entre a CASLA - Casa Latino Americana, o Ministério Público do Paraná, a Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e a Superintendência de Dialogo e Interação Social. O Evento aconteceu por intermédio do Superintendente da SUDIS, Mauro Rockenbach que foi um dos cofundadores da CASLA. Para o Superintendente estes acordos assinados neste dia representam a essência do atual governo do Paraná, que busca a aproximação e o diálogo entre a sociedade civil organizada e os órgãos governamentais. Mauro lembrou que a Casa Latino Americana desde sua fundação vem desempenhando importante papel na sociedade Paranaense, oferecendo acolhimento e desenvolvimento social por meio de cursos para toda a população que os procuram, além de promover a cultura latino-americana por meio de oficinas de música e artes.
SUDIS promove ato de assinatura de acordos de cooperação entre CASLA e Órgãos Estaduais
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (20/11) no Palácio Iguaçu ato para assinatura de acordos de cooperação entre a CASLA - Casa Latino Americana, o Ministério Público do Paraná, a Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e a Superintendência de Dialogo e Interação Social. O Evento aconteceu por intermédio do Superintendente da SUDIS, Mauro Rockenbach que foi um dos cofundadores da CASLA. Para o Superintendente estes acordos assinados neste dia representam a essência do atual governo do Paraná, que busca a aproximação e o diálogo entre a sociedade civil organizada e os órgãos governamentais.
O objetivo dos acordos assinados é a adesão voluntária dos envolvidos ao Parlamento UNITINERANTE - Universidade Itinerante dos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver, que tem como propósito o fortalecimento do diálogo e empreender projetos de promoção do desenvolvimento local e regional, de cunho econômico e socioambiental, em comunidades rurais e urbanas em situação de instabilidade no Paraná.
“Temos hoje no governo do Paraná uma instância na qual a sociedade civil encontra diálogo e uma porta aberta para conversar, independente da ideologia”, afirmou o antropólogo Mauro Rockenbach, referindo-se à estrutura liderada por ele dentro da gestão Ratinho Júnior. Nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Rockenbach apresentou aos vereadores o funcionamento da Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis) e se dispôs a orientar demandas da sociedade civil organizada dentro do governo.
Em espaço no pequeno expediente da sessão plenária, o gestor da Sudis colocou que a superintendência realizará um censo social de todas as instituições do Terceiro Setor no Paraná e será responsável pela coordenação de uma Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários e pela implantação de um sistema de autogestão para a moradia popular – “uma espécie de parceria público-privada feita com entidades da sociedade civil, que buscam opções nesse momento [de reconsideração] ao Minha Casa Minha Vida, uma vez que há deficit populacional significativo no Paraná”.
“É um modelo diferente, em ajuste, porque um órgão novo quando é implantando pode faze sombra em outras áreas do governo. Hoje, com a Sudis, vocês podem encaminhar entidades [para buscar interlocução com o Estado]”, afirmou. Ele adiantou que será proposta nova forma de demarcação de terras indígenas no Paraná, “buscando um modelo que saia do convencional”, e que “há 27 anos a UPE [União Paranaense dos Estudantes] não conversava com o governo e agora conseguimos realizar o Congresso dos Estudantes”.
Membros da equipe da Sudis estiveram em plenário acompanhando a exposição, inclusive Paulinho Payakan, assessor da Coordenação de Informação e Ação da Sudis, que apresentou a demanda pela exposição na CMC aos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Sabino Picolo (DEM), presidente do Legislativo, no dia 11 de setembro. Foi Kuzma quem cedeu seu espaço no pequeno expediente para a apresentação da nova estrutura de interlocução com a sociedade criada pelo governo do Paraná.
Reportagem: Câmara Municipal de Curitiba. https://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=31467#&panel1-1
O Governo do Paraná marcou um gol com o lançamento do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar no Paraná - Coopera Paraná. Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. No mesmo evento, o governador Ratinho Júnior regulamentou a Lei 16.751/10, que prevê que a alimentação das escolas da rede estadual de ensino seja composta totalmente por alimentos orgânicos. A ideia é aumentar gradualmente a inclusão de produtos orgânicos na alimentação escolar até atingir o objetivo de 100% da merenda em 2030.
SUDIS visita Projeto de Autogestão de Moradias Populares em Cornélio Procópio.
A Coordenadora de Trabalho Técnico Social na Associação Pró-Moradia, Maria José Barbosa (Mazé) fala sobre o funcionamento do Projeto no Conjunto José Benedito Catarino.
O Município de Cornélio Procópio foi palco neste domingo (28) de importante evento sobre Produção Social de Moradia, com o tema “Um desafio para política habitacional”. Aproximadamente 400 pessoas reuniram-se no Country Club da cidade, representando importantes de movimentos de moradia do Paraná e do Brasil, como a Central de Movimentos Populares – CMP, organizadora do evento, a União Por Moradia Popular do Paraná – UMP PR o Movimento Sem Terra de Lutas – MSTL, de São Paulo e da Associação Pró Moradia – APROMO de Cornélio Procópio. O evento contou com a presença do prefeito municipal, Amin Hannouche, que além de enaltecer a realização e a organização do movimento, colocou a administração municipal para contribuir com o processo de integração dos empreendimentos desenvolvidos pela APROMO como a melhoria dos acessos e a malha viária da cidade.
A representação do Governo de Estado deu-se através da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) e pelo Secretário executivo do Conselho das Cidades do Paraná (CONCIDADES), Orlando Bonette, que destacou a importância da realização do evento por tratar de um dos programas de moradias a serem desenvolvidos pelo Governo Ratinho Júnior que é de fundamental importância para consolidação da cidadania das famílias sem teto do Estado do Paraná.
Em seu discurso de abertura Orlando Bonette destacou a importância da integração entre o Governo do Estado e os movimentos sociais que será aprofundado com a criação da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS.
Durante o evento as autoridades presentes foram convidados a visitar o projeto de autogestão de moradias populares que está sendo construído em Cornélio Procópio com previsão de entrega para as famílias em Dezembro de 2019.
Aproximadamente 4 Mil pessoas estiveram no 1º Fórum de Regularização Fundiária de Campo Magro realizado no último sábado 30 de março de 2019, no salão da Igreja Matriz.
Autoridades municipais e estaduais no 1º Fórum de Regularização Fundiária de Campo Magro.
Estiveram presentes; a Dra. Mariana Dias da 5ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré, o Diretor de Regularização Fundiária da Cohapar Luis Corti, o Presidente da COMEC Gilson Santos, o Secretário do Conselho das Cidades Orlando Bonette , Roland Rutyna, representando o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social Mauro Rockmbach, Joseli Collaço e o Vice-presidente da Femoclan Aquino Silva.
“Em 30 anos a frente da área de moradias poucas vezes vi iniciativas como esta, normalmente o administrador coloca este problema em baixo do tapete, parabenizo o Prefeito Casagrande, estamos aqui para apoiar e aprender com este processo instalado em Campo Magro” – Roland Rutyna, da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social.
“Esta iniciativa é pioneira no estado do Paraná, falar em regularização é fácil, difícil é fazer. Parabéns ao prefeito, este fórum vai servir de exemplo para outros municípios do estado” – Orlando Bonette , Secretário executivo do Conselho das Cidades do Paraná.
Sob a coordenação do Prefeito Casagrande e a Comissão de Regularização Fundiária do 1º Fórum de Regularização contou com apoio de aproximadamente 200 servidores municipais.
“Este trabalho não é só meu e sim de toda minha equipe, começamos este projeto há quase dois anos junto aos órgãos competentes, Ministério das Cidades, COMEC, Cohapar e Conselho das Cidades. Vamos analisar todos os pedidos de regularização de áreas, construções, loteamentos e fracionamentos já existentes. Após isto estaremos assinando o Termo de Ajuste de Conduta com cada morador para a liberação de água e luz nas áreas permissíveis” – disse o Prefeito Casagrande.
“Hoje quero parabenizar o Prefeito Casagrande e os envolvidos neste fórum. Tenho uma atuação bastante crítica quanto aos fracionamentos existentes em Campo Magro e vamos acompanhar todo o processo de regularização”- Dra. Mariana Dias da 5ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré.
“Quero reforçar a parceria com o Prefeito Casagrande, a COMEC e o Governo do Estado vão estar dia a dia acompanhando este trabalho” – Gilson Santos, Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.
“Com a regularização as pessoas vão ter a escritura na mão, os terrenos vão triplicar de valor, sobre tudo a regularização vai gerar dignidade e cidadania a essas famílias” – Luis Cortí, Diretor de Regularização Fundiária da Cohapar.
O jogos abertos do Paraná realizado em Campo Largo ficou marcado não só pelas vitórias em quadra mas também fora de quadra e com direito a vitória contra o preconceito.
A SUDIS através do Coordenador de Políticas Públicas LGBT, Ender Love, teve participação fundamental na intermediação do impasse que impedia a atleta transexual Priscila Fogaça de participar da competição e após diversas reuniões na Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social a Secretaria de Esportes, revendo os documentos apresentados e atendendo aos apelos do advogado de Priscila, emitiu parecer favorável a participação da atleta na competição.
Segundo Ender Love, o Governado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, faz um governo igualitário e humano para todos os paranaenses e que toda forma de preconceito deve ser combatida.
SUDIS participa da 1ª reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
A Conselheira Estadual e Assessora da Coordenação de Acolhimento e Mobilização da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social, Joseli Collaço, participou da 1ª reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher promovida pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). A reunião teve como objetivo promover e ampliar a participação do controle social e fortalecer a construção da Política para Mulheres no Estado do Paraná.
Dentro da programação destacaram-se discussões de temas como a aproximação do CEDM/PR com a Assembleia Legislativa e Procuradoria da Mulher, V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A reunião também contou com diversas palestras abordando assuntos como Política para Mulheres no Paraná, Mara Sperandio Chefe de Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher e Presidente do CEDM/PR, Análise de Conjuntura Nacional sobre os Direitos da Mulher e a Importância do Controle Social, Carmem Regina Ribeiro Coordenadora Adjunta da Rede Feminista de Saúde Regional Paraná e Vice-Presidente CEDM/PR, A Mulher Negra e o dia 25 de Julho, Mariluz Marques Follmann Liderança da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha Fundão – Associação Heldorado, Experiência na Construção da Política Pública para Mulheres no Município de Guarapuava, Priscila Scharan Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
Lixo e Cidadania Carlos Alencastro - COORDENADOR NACIONAL MNCR (PR) - Palestra sobre a reciclagem de lixo, cidadania e as bandeiras de luta dos catadores de materiais recicláveis no Paraná. Evento foi realizado na Escola de Governo, no Palácio das Araucária em 09/07.
Palestra com Rejane Paredes, especialista em Direito do Terceiro Setor e no atendimento as associações e cooperativas de catadoras/es de materiais recicláveis - Palestra sobre a reciclagem de lixo, cidadania e as bandeiras de luta dos catadores de materiais recicláveis no Paraná. Evento foi realizado na Escola de Governo, no Palácio das Araucária em 09/07.
Lixo e Cidadania com a Coordenadora Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Rosilene Mendes - Palestra sobre a reciclagem de lixo, cidadania e as bandeiras de luta dos catadores de materiais recicláveis no Paraná. Evento foi realizado na Escola de Governo, no Palácio das Araucária em 09/07.
SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
Foi realizado neste Domingo (30) em Curitiba a 4ª Edição da Marcha da Diversidade com a concentração e início oficial ás 15 horas na Praça Santos Andrade a Marcha passou pelas principais ruas do centro da cidade com a participação de milhares de pessoas LGBT e simpatizantes até chegada na Praça Rui Barbosa.
Com uma estrutura maior do que nos últimos anos, esse ano, 2019, comemorou-se os 50 anos da Rebelião do Stonewall, um marco para os princípios do ativismo LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros e Intesexessuais).
O evento está foi organizado pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Transgrupo Marcela Prado, Voluntários Arco-Íris e UNA LGBT PR que contou com o apoio da Prefitura Municipal de Curitiba e do Governo do Paraná através da SUDIS (Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social) representado por Ender Love, Coordenador de Políticas LGBT do Governo Ratinho Junior.
SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
Foi realizado neste Domingo (30) em Curitiba a 4ª Edição da Marcha da Diversidade com a concentração e início oficial ás 15 horas na Praça Santos Andrade a Marcha passou pelas principais ruas do centro da cidade com a participação de milhares de pessoas LGBT e simpatizantes até chegada na Praça Rui Barbosa.
Com uma estrutura maior do que nos últimos anos, esse ano, 2019, comemorou-se os 50 anos da Rebelião do Stonewall, um marco para os princípios do ativismo LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros e Intesexessuais).
O evento está foi organizado pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Transgrupo Marcela Prado, Voluntários Arco-Íris e UNA LGBT PR que contou com o apoio da Prefitura Municipal de Curitiba e do Governo do Paraná através da SUDIS (Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social) representado por Ender Love, Coordenador de Políticas LGBT do Governo Ratinho Junior.
CIDADANIA - Responsável pela superintendência, o antropólogo Mauro Rockembach diz que o órgão funciona com transversalidade para levar as demandas dos grupos sociais para as secretarias responsáveis pelos pleitos. “É uma visão de sensibilidade do governador, que não esquece que tudo é feito em função das pessoas. A Sudis é a grande porta de entrada para a sociedade civil organizada. Para projetos e iniciativas de inúmeras instituições e órgãos do terceiro setor”, afirmou. “Vamos ouvir as pessoas e as demandas porque esse é um Governo adepto do controle social e da transparência”.











